terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Jogo


- Pessoal, o jogo de hoje é muito importante. No ano passado ganhamos duas vezes deles e perdemos só uma, e esse ano não deixaremos que eles ganhem nenhuma vez.
- Não estou muito animado, mas não vou abandonar o time. – com a fisionomia triste Laci chutava as pedras da rua.
Eles estavam tão nervosos que os garotos do time adversário não conseguiram passar uma vez sequer por eles. Tibi deu um carrinho que levantou o melhor jogador do time adversário. Laci estava com a cara tão fechada que os zagueiros ficaram com medo dele e além de fazer um gol deu três passes longos que Puskás não teve muito trabalho em marcar os gols, até Dudi que era o menor e mais novo do time deu uma joelhada no menino que o marcava. No final do jogo, cinco meninos estavam mancando e um com a boca sangrando de uma cotovelada que levara de Lajos. Depois deste jogo o Unikum ganhou a fama de time mais violento da cidade, até mesmo o Tigris que era o mais respeitado tinha medo de jogar contra eles.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cumprindo Ordens

                A Hungria e outros países europeus se aliaram ao exército nazista de Hitler. Todos os soldados foram obrigados a cumprir ordens superiores, independente de ser nazista ou não. Em Passagem para o Ocidente é possível acompanhar uma parte desse dilema. Imagine hoje, com a miscigenação você como soldado e seu país se alia a um tirano que vai contra todos os seus princípios, o que você faria?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campo de Refugiados

                Com o fim da segunda guerra mundial, alguns problemas surgiram. Homens, mulheres e até mesmo famílias inteiras foram expulsos ou fugiram de suas terras, alguns por terem lutado ao lado dos nazistas e outros apenas por terem um sobrenome alemão. Na Austria e em outros países fora da cortina de ferro, campos de refugiados foram erguidos, lá as famílias recebiam amparo para tentarem reiniciar suas vidas, já que não poderiam retornar ao seu pais de origem.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Guerra

               Em Passagem para o Ocidente, todos são surpreendidos pelo início da 2ª guerra mundial. O que você faria se por acaso o Brasil fosse palco de uma guerra mundial, passando pela rua de sua casa ou de ruas do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e outras?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Despedida

Kispest, 1º de Março de 1939.

                Uma chuva forte batia na janela do quarto das crianças. O dia escuro e frio, como há muito tempo não se via. Lajcsi sem paciência abriu a porta e passou pela cama de cada um dos meninos e os acordou. As crianças levantaram, tomaram um banho quente e com suas malas desceram para tomar o último café da manhã juntos naquela casa. Iren fez bolo de milho, leite quente, omelete e pão de milho, uma coisa que ela nunca havia feito para nenhum deles. Ao terminarem o café seu pai pediu para que eles pegassem as malas e o acompanhasse. Dudi desceu correndo, ainda de pijama e chorando perguntou para onde iriam, mas nenhum deles sabia. Tibi com os olhos cheios de lágrimas abraçou forte o irmão.

                - Não chore, aconteça o que acontecer virei buscá-lo.

                Laci também abraçou o irmão.

                - Seja forte, não faça nada de errado que logo voltaremos.

                Lajos, de cara fechada, soluçando por conter as lágrimas deu um abraço no irmão e entregou a ele um soldado de seu forte apache.

                - Ele irá te proteger enquanto estivermos longe. Obedeça ao papai e tente não arrumar confusão com essa louca.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novo Mundo

               Atualmente é possível acompanhar tudo que acontece no mundo em tempo real através da internet e televisão. Assim, você, mesmo sem saber o idioma, ou mesmo sem ter nunca pisado no solo daquele país, consegue conhecer os principais pontos turísticos, a cultura, as dificuldades financeiras e até mesmo procurar emprego. Agora, imagine você em 1949, sendo obrigado a fugir de seu país, tendo que atravessar o oceano, chegar em uma terra onde ninguém fala o seu idioma e vice-versa, olhar para trás e ver que nunca mais, mesmo que tenha saudades de sua terra, poderá voltar, visitar os amigos, sua família ou mesmo conviver em sua própria cultura. Nessa terra, você não tem parentes nem amigos, nunca ouviu falar deste país, e para piorar levam você para trabalhar em uma fazenda, sem você nunca ter trabalhado na terra e tudo isso com apenas 19 anos, sem seus país, apenas um irmão mais novo e um mais velho.
               Muitos, não só os bravos personagens deste maravilhoso livro, mas milhões de imigrantes partiram em situações semelhantes e aqui formaram família e alguns até mesmo fortunas. Será que hoje mesmo com essa tecnologia e todas as facilidades ao nosso alcance conseguiríamos fazer o mesmo?

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dificuldades e Pressão

               Em Passagem para o Ocidente, quatro irmãos são obrigados a passar por diversas situações como, adoção, trabalhos forçados, guerra, prisão e outras mais. Como você reage quando esta passando por uma situação de extrema dificuldade e pressão?

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Ideia

               A ideia de começar a escrever este livro partiu depois de um momento de desespero. Estava desempregado a mais seis meses, nenhuma das entrevistas de emprego eram favoráveis, a família já não me via com bons olhos, ou por dó ou por gestos de negação, ou mesmo, tudo foi fruto de minha imaginação devido a esse desespero.               
                Em um determinado dia, resolvi sentar a frente do computador e escrever, comecei com uma história egípcia, mas por não ter a história desenvolvida em minha mente, acabei abortando essa primeira ideia. Em seguida, lembrei das histórias que meu pai e meus tios contavam sobre suas vidas na infância, isso me fez pensar em como seria interessante contar essa história. Novamente, sentei em frente ao computador e comecei a escrever. Pesquisei, gravei conversas com meu tio, afinal na época ele ainda era vivo. Graças a essa minha iniciativa e o apoio de minha esposa, consegui dar a volta por cima, melhorei minha alto estima e consegui um emprego que me fez voltar a realidade do mundo.